Coaching: O que é? Será que vale a pena?

Em 04 de agosto/2018

Com certeza você já deve ter ouvido falar em coaching, certo? Mas talvez você não saiba o que significa, muito menos se vale a pena o investimento. Então hoje você vai saber tudo sobre o processo de choaching.

Oi Gente tudo bem? No post de hoje a coach Patricia Marinho vai tirar todas as nossas dúvidas sobre o que é o coaching e se realmente vale a pena.

Fiz uma pequena entrevista com ela e ela contou tudo pra gente. Para quem tiver outras dúvidas pode deixar nos comentários que a gente vai responder todos vocês, combinado?

Então vamos ao que interessa…

1. Fale um pouco sobre você e sua formação:

Eu sou Patrícia Marinho tenho quase 3.8, sou mãe, sou esposa, sou filha, sou Empreendedora!

Sou formada como coach há 2 anos e também sou membro da sociedade brasileira de coaching. Faço home Office! Meu atendimento é 100% online!

Tenho ampla experiência no mundo corporativo, afinal foram 20 anos de CLT. De vendedora da citycol (1°emprego) a traineer de jovens aprendizes, tive oportunidade de treinar grandes equipes!

Abri mão do mundo corporativo por conta do meu pequeno! Eu queria que ele tivesse uma mãe super presente na vida dele, até pq nós passamos por períodos críticos no nascimento dele. Sou mãe de CTI, Daniel teve infecção generalizada quando nasceu! Foi tenso.

E quando a licença maternidade acabou o meu chão abriu! Optei por empreender!

E empreender em nosso país é algo extremamente desafiador, pelo fato de não termos uma cultura empreendedora! Mas quem disse que seria fácil? Mas sigo em frente acreditando!

Amo ajudar mães empreendedoras a administrarem o seu tempo e amo também ajudar empreendedores a planejarem o seu negócio de forma assertiva e profissional. Eles precisam entender que um negócio têm números! E esses números até assustam, mas precisam ser administrados, não dá pra viver como amador, trocando dinheiro. O amadorismo não dura muito tempo, tem que ser sólido pra ter resultados!

Esse é o meu lema: produtividade na veia para alcançar resultados!

Coaching

2. O que é coach?

Coach é o profissional que aplica o coaching. Coaching é um processo que visa o desenvolvimento de talentos e competências de forma rápida, objetiva e planejada.

3. Existem metodologias para o processo de coaching?

Sim, o coaching trabalha com uma metodologia onde são trabalhados os gaps. Por exemplo, eu tenho equilíbrio emocional, eu consigo planejar o meu negócio, eu uso as estratégias corretas para o meu negócio dar certo?

Muitos profissionais trabalham com ferramentas, eu particularmente, trabalho com perguntas poderosas.

4. Quanto tempo dura o processo?

Depende do que o coachee (o cliente do coach, o que está recebendo o processo de coaching) quer alcançar. O mínimo que eu já fiz foram 5 sessões e dão muito resultados. Eu trabalho para que o cliente alcance o resultado que ele quer!

Se forem necessárias 20 sessões, faremos 20 sessões! Não fecho pacotes. Não acho justo o cliente ficar preso. Mas estipulo um mínimo de sessões, onde descobriremos os sabotadores internos e os valores, e pra isso são necessárias pelo menos 5 sessões.

5. Existe relação entre coaching e terapia?

Não. São coisas totalmente diferentes. E precisa de bom senso do profissional de coaching para avaliar se a pessoa a qual está atendendo é um cliente de coaching ou é  cliente para terapia. Por exemplo, eu não trabalho com pessoas deprimidas ou com históricos que necessitem de um profissional como psicólogo ou terapeuta. Trabalho com business. Com empresas, com negócios. E quando acontece de alguém que está precisando de terapia procurar o coaching eu encaminho para os terapeutas que eu conheço. Isso dá credibilidade ao nosso trabalho, coach não é terapeuta!

6. Quando devemos procurar um coach?

Quando buscamos resultados nas áreas da vida de maneira rápida, efetiva e eficaz para crescer na vida profissional e pessoal, agindo de maneira assertiva, com planejamento e foco.

7. Vc acredita que o coach deve ser o primeiro a dar o exemplo ao seu mentorado (coachee)?

Sim, imagina você ajudar um empreendedor a crescer se você está a beira da falência?

Qual a autoridade para ajudar essa pessoa? O exemplo é fundamental!

8. Podemos chamar de mentorado a pessoa que recebe o coaching?

Não. Quem recebe o processo é o coachee. Mentorado é o coach que passa pelo processo. Todo o coach (mentorado) precisa de um coach (mentor).

9. Qual a dica que você pode passar para quem quer começar um processo de coaching?

Busque um profissional com ampla experiência, que seja certificado por instituições sérias. E que tenha experiência profissional naquilo que você está buscando.

Eu sou coach de negócios, mas não por apenas escolher essa área. Sou administradora de formação e sou pós graduada em psicopedagogia, área que cuida da aprendizagem! Portanto, eu tenho experiência solidificada na área empresarial. Trabalho ajudando empreendedores e empresários a gerirem seu negócio com planejamento e controle financeiro.

[email protected] ou 21.99144-1173

Facebook: Patricia Marinho dos Santos Lopes

Instagram: @patriciamarinhocoach


As imagens foram tiradas da internet, caso a foto seja sua entre em contato para receber os créditos.

E aí, o que acharam? Me contem tudo aqui nos comentários!!!

Para ficar pertinho de mim diariamente me acompanhe nas redes sociais, intagram @duda.accioly, facebook @acciolyduda, twitter @accioly_duda, visite e se inscreva no canal do Youtube Duda Accioly, temos vídeos novos toda semana, espero a visita e o carinho de vocês

Qualquer dúvida, sugestão ou reclamação deixe nos comentários que eu terei o maior prazer em responder.

Um beijo e até a próxima

ESCRITO POR:
Duda Accioly

Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *